segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Guindaste Hidráulico II com Geometria

      Olá a todos, esta semana quero compartilhar uma atividade que realizei com algumas séries do ciclo II só que desta vez com um instrumento que montei maior que o primeiro , trata-se  do guindaste hidráulico II , agora feito com tubos de cano pvc , instrumento o qual relacionei em atividade didática , garrafas de água de 250 ml  e um cubo que pode ser de vidro ou acrílico de 10x10x10 cm .

A atividade consiste em o aluno manusear o guindaste através de 4 seringas cheias de água com corante, o qual cada aluno tem posse de uma seringa e assim movimento de cada parte do guindaste são necessários para articular o guindaste portanto 4 alunos , pois cada seringa através da pressão do líquido tem a função de articulação de cada peça, tais como deslocamento 180 graus , altura , prender e soltar garrafa.
_ Em grupo formados os alunos deverão articular o guindaste pegar diversas garrafas  de mesmo tamanho porém não sabendo a principio quantos ml de líquido contém ;









_Deslocar a garrafa com o guindaste 180 graus para uma outra mesa;
_Um quinto integrante do grupo deverá pegar a garrafa com líquido quando solta do guindaste , por em um copo graduado para saber quantos ml possui e após colocar o líquido dentro do cubo para saber quantas garrafas dessa são necessárias para encher um cubo de 1 decímetro cúbico;
 












O interessante também é a utilização de uma balança de cozinha e fazer a relação de um cubo cheio de água com seu peso. Antes porém os alunos pesaram o cubo vazio(acrílico) de  10 x 10 x 10 cm = 1 decímetro cúbico ou 1000 centímetros cúbicos na balança cujo peso deu 220 gramas , já com ele cheio o peso foi de 1220 gramas (1,220 kg , 1 quilo e 220 gramas) .












 Esta diferença faz portanto o aluno perceber que 1000 centímetros cúbicos ou seja  1 decímetro cúbico comporta 1 litro de água cujo o peso  também será de 1 quilograma .

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ilusão de ótica , Mágica ou Matemática ?

Alguma vez você já deve ter sido desafiado por alguém , quanto a responder quais dos seguintes arcos teriam seu tamanho maior o A ou B:


Possivelmente de primeira você teria respondido o B, mas o seu desafiante inverte a posição dos arcos e você não mas entende sua opinião:



Daí vem a pergunta , mas porque isto ocorre?  Digamos que algo similar ocorre em uma pista circular de atletismo você já percebeu?


E porque será que os atletas não partem um do lado do outro?

A resposta não é mágica para nenhum dos casos , nos arcos seria sim uma ilusão de ótica, mas principalmente para ambos os casos tudo é explicado sim pela matemática , ou melhor , pelo conhecimento definido de Comprimento do  "Arco" da circunferência.

linear
angular
2*π*r
360º
 α


α =  ângulo 
 L = comprimento da circunferência 
 r = raio da circunferência
 π = 3,14 

No caso da pista de atletismo todos os atletas estão em uma mesma pista circular onde o corredor 1 esta em um raio mais próximo ao centro, o corredor 2 , em um raio mais distante com relação ao corredor 1 , e assim sucessivamente , ou seja , quanto mais distante do centro maior o comprimento do raio e maior será o arco em distância que terá de ser compensada em mesmo espaço para todos atletas. 

exemplo: 









raio = 1 m
O comprimento de um arco de um arco que tem ângulo α =  90º.
ℓ = α * π * r / 180º
ℓ = 90º * 3,14 * 1 / 180º
ℓ = 1,57 m              (corredor número 1)

Já  o mesmo ângulo, porém  r = 2 terá  comprimento:

raio = 2 m


ℓ = α * π * r / 180º 
ℓ = 90º * 3,14 * 2 / 180º  
ℓ = 3,14 m      (corredor número 2 , 3,14m - 1,57 m = 1,57 m

 Portanto todos corredores percorrem no total mesmo espaço na pista

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Líquido nos sólidos geométricos


Sólidos geométricos de acrílico ,ótimo instrumento pedagógico para amostra , comprovação e relação de volume dos diferentes tipos de formas geométricas :

Líquido no cubo 10 x 10 x 10 cm , onde é possível comprovar com copo graduado de medida que 1litro = 1 decímetro cúbico

















O volume de líquido na pirâmide de base quadrangular tem a relação de 1/3 de líquido de um prisma de mesma base e altura da pirâmide




quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Guindaste hidráulico e operações matemáticas

Este é mais um complemento lúdico e didático que tive a oportunidade esta semana de montar e levar para sala de aula . Trata-se do guindaste hidráulico , onde adaptei uma balança digital , pequenos cestos feitos com copinhos de café e bolinhas de gudes com diversos pesos ( a partir de  6 gramas).



Objetivo :


 Pegar diversos cestos com quantidades e pesos  diferentes de bolinhas  e  utilizando o guindaste hidráulico coloca-los na balança digital conferindo os pesos pré- definidos  solicitados pelo professor em um determinado período de tempo. Os alunos deverão efetuar adição , subtração , multiplicação ou divisão das quantidades de bolinhas em gramas para obterem o peso especificado pelo professor , e até mesmo lembrarem da conversão da unidade de medidas de peso quilograma para gramas e vice-versa.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Pratique a memória (Genius)

Memória Eletrônica é baseado no jogo de memória eletrônica dos anos 80 chamado Genius. O objetivo do jogo é acertar a sequência de cores informada pelo jogo, sendo que a sequência vai aumentando de tamanho gradativamente, conforme se vai acertando.
Como um jogo que estimula a memória, o raciocínio e a habilidade, foi e continua sendo um grande sucesso para públicos de todas as idades.
  1. O educador pode estipular uma meta de acertos. Isto é, por exemplo, duas sequências, ou três, etc.
  2. Pode ainda permitir que o aluno escreva no papel algumas dicas para se guiar quando for reproduzir as sequências geradas pelo computador. Só não deve permitir que escreva tudo, pois isso iria reduzir ou anular a utilidade educativa do jogo.