O cubo mágico é um quebra cabeça que possui todas as características citadas. Ele é um jogo tridimensional composto de 6 faces de cores diferentes divididas cada uma em 9 partes de tamanhos iguais. As linhas e colunas devem ser giradas para que o cubo seja montado de forma que as faces possuam todas as partes de mesma cor.
Esse quebra cabeça é conhecido mundialmente e sua criação é atribuída ao húngaro Erno Rubik. Com base nesse cubo de dimensões 3 x 3 x 3, foram criado os cubos de dimensões 4 x 4 x 4 e 5 x 5 x 5. Veja:
. O brinquedo pedagógico estimula a participação, desinibindo os mais tímidos e promovendo uma maior interação social.
Tutorial
- Lista de algoritmos -
Cruz
1 - F U' R U (Inverter peça de meio)
Cantos da Primeira Camada
2 - R U R' (Colocar peça de canto quando na direita)
3 - L' U' L (Colocar peça de canto quando na esquerda)
4 - R U2 R' (Girar peça que esteja com adesivo branco para cima)
Segunda Camada
5 - U R U' R' U' F' U F (Colocar peça de meio quando para a direita)
6 - U' L U L' U F U' F' (Colocar peça de meio quando para a esquerda)
Orientação dos Meios da Última Camada
7 - F U R U' R' F' (Ponto - Linha - 9 Horas - Cruz)
Orientação dos Cantos da Última Camada
8 - R U R' U R U2 R' (Peixe - Cruz, variado)
Permutação dos Cantos da Última Camada
9 - R' F R' B2 R F' R' B2 R2 (Colocar os cantos no lugar)
Permutação dos Meios dos Última Camada
10 - F2 U L R' F2 L' R U F2 (Gira os meios no sentido horário)
11 - F2 U' L R' F2 L' R U' F2 (Gira os meios no sentido anti-horário)
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